quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

As Obras de Daniel

POESIA

Dióspiro. Poesia Reunida 1977-2007
Quasi Edições, 2007
Antologia que reúne, em "versão definitiva", poemas, alguns inéditos, dos primeiros trinta anos de vida literária do Autor, seleccionados e organizados por Luís Miguel Queirós e José Carlos Tinoco. Contém uma nota introdutória autógrafa e um ensaio de Rui Lage.



Malva 62
Quasi Edições, 2005
De acordo com Manuel António Pina, no posfácio deste volume, "Poucas poesias têm, como a do Daniel, o poder de, ao mesmo tempo, sobressaltar e enternecer, convocar e surpreender, constantemente dar e tirar ao leitor de versos a história e a convicção do poético que, parafraseando O'Neill, ele já traz engatilhadas".



A Sorte Favorece os Rapazes
Fundação Ciência e Desenvolvimento/Teatro do Campo Alegre, 2001
Pequenas histórias em verso, nas quais, supostamente, a sorte favorece os rapazes. O sexo, o adultério, os preconceitos contra as mulheres e outros assuntos tipícamente masculinos são desmontados pelo humor e (auto-)ironia de um sujeito de enunciação afinal frustrado por encontros amorosos não consumados e pela nostalgia de um passado irremediavelmente perdido.



O Afastamento Está Ali Sentado
Quasi Edições, 2001
Antologia poética, cujo título prefigura a atitude dúplice que o sujeito de enunciação assume perante o real, de que se constitui simultaneamente observador atento e distanciado, mas também agente transfigurador, por via da rememoração e do sonho, configurando um universo poético sensorial, misterioso e fantástico.



O Céu a Seu Dono
Edicións Positivas, 1997
Daniel Maia-Pinto Rodrigues em co-autoria com João Gesta



O Valete do Sétimo Naipe
Felício Cabral Publicações, 1994



A Próxima Côr
Pinguim Poesia Bar, 1993


Conhecedor de Ventos
Associação de Jornalista e Homens de Letras do Porto, 1987
De acordo com um dos paratextos da obra, assinado por Carlos de Sousa, este livro é de um "poeta que aceitou o repto mais violento e urgente que se coloca ao Homem de hoje: a fidelidade à vida. É um alerta de um conhecedor de ventos, lúcido e corajoso, contra o caos e a destruição".



Vento
Edição de Autor, 1983


ROMANCE

O Corredor Interior
Clube Literário do Porto, 2006
Único romance do autor, incorpora vários elementos do seu imaginário poético. Enveredando ostensivamente pelo domínio do fantástico, a obra apresenta, na concepção das personagens, dos espaços e da intriga, uma estrutura simbólica e faz apelo a uma compreensão metafísica da realidade. Foi considerado por Mário Cláudio um dos 5 melhores livros editados em Portugal em 2006.


NOVELA

Diabo Tranquilo
Campo de Letras, 2004
Daniel Maia-Pinto Rodrigues em co-autoria com Isabel Rio Novo
O Diabo Tranquilo é uma novela, próxima do género fantástico, composta por quatro narrativas que, embora aparentemente autónomas, possuem simetria e encadeamento. As narrativas encontram-se estruturadas pela sucessão das idades do homem (infância, juventude, maturidade, velhice), alegorizadas também na sequência das estações do ano (Primavera, Verão, Outono, Inverno). Ao longo delas, prevalece o tema da viagem, do homo viator, no espaço e, simbolicamente, na vida. Assim, todas as personagens empreendem uma viagem talvez sem regresso, que impõe o afastamento da estabilidade e o princípio da inquietação, deixando para trás um espaço de tranquilidade, de conforto, de sorrisos familiares.

Informação retirada da Página Literária do Porto.

Sem comentários: